segunda-feira, 21 de abril de 2008

Biografia - 2Pac fazes da vida


2Pac - Criança

Tupac Nasceu na paroquia de Lesane no Brooklyn,NY,seu primeiro nome foi Lesane Parish Crooks depois seu nome foi mudado para Tupac Amaru Sharkur devido a problemas que sua mãe Afeni Sharkur teve com a policia ela é ex-integrante dos panteras negras grupo revolucionario dos anos 80.Tupac Amaru é nome inca que Traduz "serpente resplandecente" e Sharkur é nome egípcio que se traduz "grato por Deus".Tupac teve uma infancia muito dificil era muito pobre por muitas vezes passou fome e não teve o que comer.Todo natal quando criança Tupac passava o natal na casa de sua avó e nos finais de ano sua familia recebia alimentos da prefeitura coisa que so os mais pobres recebiam,Tupac contava que seus vizinhos por muitas vezes os ajudaram doando alguma coisa como roupas,comida,ele era o mais pobre do seu bairro.
Tupac dizia tambem que pobre mesmo era quem não tinha nada pois ele sabe o que é pobreza de verdade como é uma vida dificil no ghetto,quando criança Tupac ainda mal sabia do impacto que teria no mundo da musica.


2Pac - Adolescente

Em 1981, a família de Tupac mudou-se para Baltimore, para que este frequentasse o Liceu de Artes da dita cidade.
É nesta fase que Tupac escreve o seu primeiro rap, então, sob o nome de MC New York.Foi na adolescencia que Tupac começou a se envolver com traficantes.
Tupac estudava em uma escola bem dotada onde a maioria eram brancos, Tupac nunca teve nenhum tipo de racismo contra brancos ele sempre se dava muito bem com seus amigos brancos inclusive uma vez Tupac particpou de um concurso de fantasia e ganhou Tupac era um fazendeiro e seu amigo era o seu escravo branco.
Mais tarde, em Junho de 1988, a sua família muda-se para Marin City, uma cidade vizinha de Oakland, na California. Aqui, Tupac envolve-se com verdadeiros marginais e começa a vender droga. Em Agosto do mesmo ano,o padrasto de Tupac, Mutulu Shakur, é preso e sentenciado a 60 anos de cadeia.Certa vez Tupac teve uma discusão muita feia com sua mãe saiu de casa arrependido Tupac volta pra casa e pede desculpas a sua mãe.
Nesse tempo Tupac foi muito apoiado por outros traficantes na sua carreira de cantor pois sabiam que Tupac tinha potencial para ser cantor.Ele ja dava seus primeiros passos ao mundo da musica.



2Pac - Adulto

Em 1990, Tupac junta-se ao grupo Digital Underground, desempenhando um papel de rapper e dançarino. Em 1991 e enquanto membro deste grupo que foi nomeado pela Academia dos Grammys, ele destaca-se na música “Same Song” do álbum “This Is Na Ep Release” e no álbum “Sons Of The P”.
Nesse mesmo ano, o rapper alcançou reconhecimento individual com o álbum “2Pacalypse Now”, do qual resultaram os singles bem sucedidos, “Trapped” e Brenda´s Got A Baby”. A polémica em redor deste álbum que falava de polícias sendo assassinados, trouxe a 2Pac alguma popularidade e o rótulo de rapper marginal e socialmente incorrecto começava a ser definido em Tupac.
No ano seguinte, Tupac participa no filme de Earnest Dickerson, “Juice”. Em 1993, é lançado o segundo álbum a solo do rapper, intitulado de “Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z., este com uma aceitação ainda mais forte que resultou num enorme número de cópias vendidas. Note-se que houve sempre uma tendência em duplicar o número de vendas dos álbuns de 2Pac de álbum para álbum até o “All Eyez On Me”. Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. produziu os singles, “I Get Around”, “Keep Ya Head Up” e “Papa´z Song”. Nesse mesmo ano contracenou com Janet Jackson no filme “Poetic Justice”.Em 1994, Tupac apareceu associado ao grupo “Thug Life” na banda sonora do filme protagonizado por ele próprio, “Above The Rim” e no próprio álbum do grupo, “Volume 1”.
Durante uma rixa perto dos estúdios de gravação em New York, Tupac é baleado cinco vezes, tendo sido disparados dois tiros na cabeça. Miraculosamente o rapper sobreviveu, tendo atribuído as culpas do incidente ao seu amigo de longa data Christopher Wallace (The Notorious B.I.G.). Contudo nunca houveram provas incriminatórias para o sucedido, embora que para Tupac a situação estava esclarecida, Biggie Smalls teria organizado o atentado.
E assim começou um dos maiores ódios de sempre senão mesmo o maior, da história do hip-hop. Nesse mesmo ano, o rapper foi acusado de abuso sexual a uma mulher. Julgado em Fevereiro de 1995, é condenado a quatro anos e meio de prisão.
Com o lançamento do multi-platinado “Me Against The World”, 2Pac torna-se no primeiro artista a atingir o número 1 do top de vendas da Billboard enquanto está preso (!). Este album produziu entre outros, um dos singles de mais sucesso do rapper de sempre, “Dear Mama”, música que aliás valeu a 2Pac um Grammy.
Tupac viveu dias difíceis na cadeia. Enquanto esteve lá demonstrou estar cansado da vida que levara... “Thug Life to me is dead. If it´s real, let somebody else represent it, because i´m tired of it...”.
Tupac passsou oito meses na cadeia e em Outubro de 1995 é libertado ao ter assinado um contrato com a produtora “Death Row Records”, contrato esse que obrigava o rapper a produzir pelo menos três álbuns para a produtora. Foi a única solução que o rapper teve para sair da prisão. Junta-se então a outros grandes nomes do panorama do hip-hop como “Snoop Doggy Dogg” e “Dr. Dre”.
E é num novo ambiente, benefeciando do estilo de produção californiano, que em 1996 é lançado o álbum mais vendido de sempre da história do hip-hop, “All Eyez On Me”, também o primeiro CD duplo de hip-hop de sempre.
Prestes actualmente a alcançar o disco de diamante (10x platina!), este álbum é um marco e um “must-have” do estilo. Oficialmente reconhecidos como singles estão as músicas: “How Do U Want It”, 2 Of Amerikaz Most Wanted, I Ain´t Mad At Cha e California Love. Este último, um dueto com Dr. Dre é talvez a música que vendeu mais até hoje de hip-hop. No single da musica “How Do U Want It” vinha incluído outro single, Hit Em Up. Esta música fez o conflito West/East Coast chegar ao seu pico máximo, pois o rapper pode-se dizer que escangalhou por completo todos os seus inimigos nova-iorquinos! O clima de tensão era evidente e para qualquer evento, Tupac não saía desprovido de guarda-costas e um colete anti-balas.
Por um motivo que permanece misterioso, na noite de 7 de Setembro de 1996, ocasião de um combate de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, o rapper não levou o colete como habitualmente. Nessa noite e após o combate, quando o rapper saía no carro com Suge Knight, presidente da Death Row, foram disparados 13 tiros ao carro. 4 atingiram o rapper e um raspou o seu “chefe”. Após ter estado 7 dias em coma, a 13 de Setembro de 1996, Tupac Amaru Shakur falece. Nesse mesmo dia, é lançado o video clip da música “I Ain´t Mad At Cha” onde o rapper desempenha o papel de alguém que morre. Foi isto que fez precipitar o aparecimento das teorias que dizem que o rapper se encontra vivo e apenas falseou a sua morte para fugir à fama e ao perigo. De facto, o descrito anteriormente trata-se de depoimentos de escassas testemunhas, que até se contradizem... (para mais detalhe, ver Teorias) Em Novembro desse mesmo ano é lançado mais um álbum de 2Pac, sob o nome de Makaveli, “The 7th Day Theory”.
Este álbum não diminui a qualidade estabelecida pelo rapper, tendo sido produzidos os singles “Toss It Up”, To Live & Die In L.A.” e “Hail Mary”. No ano seguinte, para além de mais seis músicas resultantes das bandas sonoras dos filmes protagonizados por Shakur, “Gang Related” e “Gridlock´d”, é lançado mais um álbum do rapper, de nome “R U Still Down”, um duplo CD do qual se destaca o single de ouro “Do For Love”, entre outras músicas alegadamente gravadas pelo rapper num período antecedente ao da Death Row como produtora. É revelado pelas entidades do rapper que se encontram 700 músicas deixadas por 2Pac. A notícia amenizou um pouco as teorias sobre o rapper está vivo, mas não o sufeciente...
Em 1998, mais um CD é lançado, uma compilação dos melhore êxitos de 2Pac, “Greatest Hits”, onde são incluídos alguns temas inéditos, entre os quais o single "Changes” se destaca por ter sido um número 1 em todo o mundo. No final do ano seguinte (1999) é lançado mais um álbum de temas inéditos de 2Pac com o seu grupo “The Outlawz”. “Still I Rise é o nono álbum de 2Pac e mais um com a qualidade que habituou o público ouvinte. “Baby Don´t Cry (Keep Ya Head Up II) foi single.
O ano de 2000 trouxe aos fãs de 2Pac um tributo, “The Rose That Grew From Concrete”, que consistia em poemas do livro do rapper com o mesmo nome, interpretados por artistas conceituados de música negra. Um gesto que o rapper merecia... Resta dizer que está confirmado o lançamento do álbum Until The End Of Time,o décimo do rapper (mais!) um duplo CD...
Vivo ou morto, Tupac é um ícone do rap e a sua mais distinta personalidade, um poeta dedicado, um homem com coragem para falar por muita gente oprimida por esse mundo fora e com sensibilidade para definir sentimentos e estados de alma indefiníveis pelo comum dos mortais. Um mito...

domingo, 20 de abril de 2008

Morte de 2Pac


O gangsta rapper Tupac Amaru Shakur, nasceu em 1971, praticamente junto com o hip hop. Agora, está morto, vítma da violência que ele mesmo cantou !!! Sábado, 7 de setembro. Luta de Tyson, uma festa não oficial de estrelas de todos os tipos. Nesta noite podemos ver no auditório personalidades como Gary Payton, jogador da NBA, Too Short, Run DMC e New Edition. Entre eles estava o não menos famoso 2Pac. Mike Tyson, tão rapido quanto o tocar do sino, derruba Bruce Seldon. A luta é feia, mas Pac pula como um garotinho, alegre pela vitória do amigo.Após confraternizar com o amigo Suge, Pac entra na BMW negra deste e ambos seguem para uma festa em um clube. No caminho, um Cadillac branco, modelo antigo, emparelha com a BMW, ficando do lado direito. Um dos quatro passageiros saca uma arma de grosso calibre, dispara de 10 a 15 tiros. Dois atingem o peito de 2PAC, um acerta sua mão, outro sua perna. "Mantenha os olhos aberto ! Mantenha os olhos abertos !" Dizia a sí mesmo. Suge para o carro e a policia chega. O rapper esta estirado ao lado do carro. Esta sangrando muito."Tem sangue pra todo lado", diz um enfermeiro saindo da ambulância recém-chegada. "Estou morrendo. Estou morrendo", diz Pac a caminho do hospital. Enquanto é submetido a 1º de duas complicadas cirurgias, chegam sua mãe e amigos, entre eles Mike Tyson e o reverendo Jesse Jakson. Dois anos antes 2Pac havia sofrido outro outro atentado no qual recebeu 5 tiros."será que desta vez ele escapa?", era o que todos se perguntavam. Muitos que foram visitá-lo davam seu depoimento sobre a personalidade de Shakur. "Toda esse besteira de gangsta eu nunca vi", dizia um amigo. "O que eu sempre vi foi um ser humano amável", concluiu.
"Ele parece um anjo negro dormindo", outros comentavam. Durante os dias que se seguiram muitas especulações sobre as circunstâncias que envolveram a morte de 2Pac foram levantadas.Varios incidentes foram relacionados, sempre desmentidos pela polícia. Seis dias depois de ser baleado 2Pac é ligado ao respirador artificial, vindo a sofrer convulções violentas. Os médicos lhe dão apenas 20% de chance de sobrevivência. Sexta feira, 13 de setembro. Sete dias depois da luta entre Tyson e Seldon, morria aos 25 anos Tupac Amaru Shakur em consequência de problemas respiratórios e pulmonares. Um dos membros da equipe de Pac emocionado diz: "Por que vocês deixaram morrer ???!!!" Em frente ao hospital mais de 150 pessoas se aglomeravam. Garotas negras choravam. Jovens negros com lenços amarrados ao estilo "2Pac" postaram-se quietos e tristes. Nas redondezas, varios carros "pulavam" ao som da música do ídolo morto. Tombava mais uma das vítimas da luta entre costa leste e oeste. "O mundo não perdeu apenas um rapper; perdeu o James Dean de nosso tempo, um rebelde sem causa. A mídia e a indústria fonográfica são parcialmente culpadas, pois revelavam apenas o aspecto negativo das celebridades, principalmente o dos rappers." declarou Chuck D, líder do Plublic Enemy.

Teorias - 2Pac vivo ?


O fato!

- Depois de ir embora de uma luta do Mike Tyson dia 7 de Setembro de 1996, Tupac foi atingido por 5 tiros. Ele foi levado para um hospital próximo e foi pronunciado morto dia 13 de Setembro de 1996.

- Não existem fotos do Tupac no hospital.

- Suge Knight (Dono da Death Row, selo do Tupac), a única pessoa que estava com Tupac quando ele foi atingido, não fala sobre o assunto.

- O clipe da música “I Ain’t Mad At Cha” foi lançado apenas alguns dias após a morte do Tupac. “I Ain’t Mad At Cha” é a música número 13 do disco All Eyes On Me. O clipe mostra Tupac como um anjo no céu. No clipe, Tupac é atingido por tiros quando estava com um amigo, muito parecido com o que aconteceu na vida real. Interessante, ele morre no seu último clipe com o nome Tupac. O seu próximo clipe “Toss It Up” foi lançado com o nome Makaveli.

- O segundo clipe lançado com o nome Makaveli é o da música “To Live And Die In L.A.”. Mas como eles gravaram o clipe se ele estava morto?

- No clipe da música “Hail Mary”, existe uma lápide escrita Makaveli. Mas a lápide está quebrada como se Makaveli tivesse voltado da morte.

Em entrevistas antes dos tiros, Tupac falava que queria parar de rimar e ser um gangsta longe das luzes e das câmeras. Qual seria o único jeito para isso acontecer?

- Não existem suspeitos para o crime.

- A imprensa não foi autorizada no funeral que foi cancelado sem ninguém saber porque.

- Tupac sempre vestiu um colete a prova de balas. Porque ele não usou nesse dia?

- Em muitas músicas, Tupac falava sobre ser enterrado, então porque ele teria sido cremado um dia após a sua morte? Além disso, é ilegal cremar alguém que foi assassinado sem autópsia.

- Machiavelli foi um filósofo italiano do século 16 que acreditava em fingir a própria morte para enganar o inimigo e ganhar poder.

- O título do último álbum do Makaveli (Tupac) é The 7 Day Theory (A Teoria Dos Sete Dias). Do dia 7 ao dia 13 de Setembro (sua morte) são 7 dias.

- O disco All Eyes On Me foi lançado dia 13 de Fevereiro de 1996. Tupac morreu dia 13 de Setembro de 1996, 7 meses depois.

- Tupac morreu 4:03 (4+3 = 7) com 25 anos (2+5 = 7).

- No clipe “Heaven Gotta Ghetto”, a placa do carro é 61671 (6+1 = 7).

- Não há no disco a frase TUPAC RIP 1971-1996. Não seria lógico haver uma frase assim? A única frase que há é “EXIT TUPAC ENTER MAKAVELI” (Sai Tupac, entra Makaveli).

- O produtor executivo do disco The 7 Day Theory é Simon (que ninguém conhece ou sabe quem é). Na bíblia, Simon (Simão) era um apóstolo de Jesus e foi um dos primeiros a testemunhar a ressurreição de Cristo.

- Existem muitas letras do Tupac onde ele fala sobre seu assassinato ter sido planejado e sobre sua volta.

- Existem muitas músicas, discos e clipes com Tupac desde que ele “morreu”.

- Na capa do disco The 7 Day Theory, tem uma foto do Tupac sendo crucificado como Jesus. Isso dá a idéia que Tupac voltaria. E na foto existem 5 buracos de bala, Tupac foi atingido 5 vezes.

- A única testemunha do crime, Yafeu Fula, foi encontrado morto dia 10 de Novembro.

Lista de Todas Musicas do 2Pac

"187 Um (OG)"
"187 Um (remix)"
"2 Deep In This Game with Thug Life, K-Ci & JoJo"
"2FLY4ME"
"2 Of Amerikaz Most Wanted
"4 My Niggaz with Storm"
"4 Tha Hustlas with Ice-T (OG)"
"5 Levelz of tha Game"
"50 Niggaz with Treach"
"6 or 12"
"96' Sho Shot with Greg Nyce"

"All Eyez On Me
"All Bout U (Solo)"
"All Out with The Outlawz (OG)"
"Ambitionz Az A Fighta (Mike Tyson Dedication)"
"Ambitionz Az A Ridah (OG)"
"AmeriKan Revolution"
"Articulate with Jewell & Danny Boy"
"As The World Turns with The Outlawz (OG)"
"Ashes to Ashes (OG)"
"Ashes to Ashes (Naughty by Nature Mix)"

"Babies Having Babies"
"Backstabbas"
"Badboy Killaz (OG) (Assassin Version)"
"Badboy Killaz (OG) (Death Row Version)"
"Ballad Of A Dead Soulja (OG)"
"Better Dayz (Aurelius 7 remix)"
"Better Dayz (DJ Z-Trip remix)"
"Better Dayz (OG)"
"Better Dayz (OG '96) with Big Syke & OFTB"
"Better Dayz (QD3 remix)"
"Big Time with Live Squad & E-Money Bags"
"Bitches with Greg Nice, Capital LS, Asu & Snoop Doggy Dogg"
"Bitches with Greg Nice, Capital LS, Asu & Snoop Doggy Dogg (Alternate mix)"
"Black Cotton with Mopreme & Mouse Man (OG) "
"Black Jesuz with Storm & The Outlawz (OG)"
"Black Watch (Freestyle)"
"Blunt Tyme"
"Borrowed Times (OG 1)"
"Borrowed Times (OG 2)"
"Borrowed Times (Chelle Remix)"
"Bounce My Way with YGD"
"Brothaz At Armz with Buckshot (OG)"
"Brothaz At Armz with Buckshot (Explicit mix)"
"Brothaz In Tha Pen with Mopreme"
"Bury Me A G (Solo)"

"California Love (OG)"
"California Love (Nu-Mixx Version) with Dr. Dre & Roger Troutman"
"Can U Get Away (Hot Mix)"
"Can U Get Away (Ragga Mix)"
"Can Ya Hollar At Us? with Daz"
"Can't Get Enough"
"Catchin' Fellings (OG)"
"Cause I Had 2 aka Po Nigga Bluez"
"Cause I Had 2 aka Po Nigga Bluez with Numskull (Shock G remix)"
"Champagne"
"Changed Man (OG)"
"Changes (OG)"
"Changes (Shock G remix)"
"Check Out Time (Nu-Mixx Version)"
"Coast II Coast (aka Thug Nigga) with LS, Greg Nice & Asu"
"Come With Me (Interlude)"
"Confessions with Bizzy Bone (OG)"
"Cradle To The Grave with Thug Life & Moe Z.M.D. (OG)"
"Crooked Nigga Too with Stretch (OG)"
"Crooked Niggas"

"Daddys Lil Girl with Jewell"
"Danger Times with The Live Squad"
"Days Of A Criminal (Remix I)"
"Days Of A Criminal (Remix II)"
"Dead Homiez (Freestyle)"
"Deadly Cause with E.D.I. Mean & Young Noble"
"Dear Mama with Yo Yo (OG)"
"Demons of Depression"
"Do 4 Love (OG)"
"Don't Call Me Bitch"
"Don't Call Me Bitch (Alternate mix)"
"Don't Close Your Eyes with Redman"
"Don't Go 2 Sleep with The Outlawz (OG)"
"Don't Judge Me"
"Don't Sleep with Nutt-So"
"Don't Sleep with Nutt-So (demo)"
"Don't Sleep with Nutt-So (Go Twice remix)"
"Don't Stop with Tha Dogg Pound (OG)"
"Don't Stop The Music with The Outlawz (OG)"
"Don't Stop The Music with The Outlawz & Krayzie Bone (remix)"
"Don't U Trust Me with Papi & Frieda"
"Don't U Trust Me (OG)"
"Don't U Trust Me (OG - LTTG Pre-mix)"
"Dopefiend’s Diner (OG)"
"Dopefiend's Diner with TQ (remix)"
"Dump Or Die (OG)"
"Dynasty (OG)"

"Enemies With Me with Stretch, Majesty, Sh'Killa & Dramacydal (OG)"
"Enemies With Me (Death Row OG)"
"Erase Tha Facez with Soopafly, Nate Dogg & Kurupt"
"Everything They Owe (OG)"
"Everytime I Close My Eyez (GO Twice Remix)"
"Everytime I Close My Eyez (OG)"

"Fade Me with Kastro & Napolean"
"Fair Xchange (OG)"
"Fake Ass Bitches with Yanni"
"Fame (OG)"
"Family Pictures"
"Fantasy with Terry Agust"
"Fever in the FunkHouse"
"First 2 Bomb (OG)"
"For The Ghettos with Chocolate Lovelites"
"Fortune And Fame with Kokane, Spice 1 & Edi (OG)"
"Friends (OG)"
"Friends (remix)"
"Fright Night with Storm (aka Wat'cha Gonna Do)"
"Fuck All Y'all (OG)"
"Fuck Em All (OG)"
"Fuckin With A Killer with Freddie Foxxx & Benzino (OG)"
"Fuckin With The Wrong Nigga (OG)"
"Funky Freestyles"

"Gaffled with Richie Rich (OG)"
"Gangsta Lean"
"Get Some For Girls"
"Ghetto Gospel (Alt)"
"Ghetto Gospel with Kastro (OG)"
"Ghetto Ghost (aka Ghost) (OG)"
"Ghetto Star with Bad Azz (Ant Banks remix)"
"Ghetto Star with Nutt-So (OG)"
"Gilrs Tryin' To Work A Nigga with Terry Agust"
"God Bless The Dead (OG)"
"Good Life with Big Syke & EDI (OG)"
"Got My Mind Made Up with Daz,Kurupt, Redman, Method Man & Inspectah Deck (OG) "

"Hail Mary with Eastwood (remix)"
"Happy Home with Faith Evans (OG)"
"Hard 2 Kill"
"Hard on a Nigga"
"He Vs. She"
"Heaven Or Hell Outro"
"Hell 4 A Hustler with The Outlawz (OG)"
"Hellrazor with Stretch (OG)"
"Hennessey (Pre-mix)"
"Hennessey with Big Syke (OG)"
"High Speed (OG)"
"High Til' I Die (Remix)"
"Hit 'Em Up (OG)"
"Hit 'Em Up (OG Alt Outro)"
"Hit 'Em Up (OG Alt Outro 2)"
"Hit 'Em Up with The Outlawz (Pre-mix aka Hit 'Em Up 2)"
"Hold On Be Strong (OG)"
"Holler If U Hear Me with Stretch (OG)"
"Homicide with C-Bo"
"Hopeless (Interlude)"
"House Of Pain with Biggie & Stretch (OG)"
"House Of Pain with Biggie & Stretch (remix)"
"How Do U Want It (Alt mix - Pac on the hook)"
"How Do U Want It (Power 107.5 Remix) with Hussein Fatal & Big Seth"
"How Long Will They Mourn Me with Thug Life (OG)"
"Hymns of the 90’s Nigga"

"I Can't Turn Back with Spice-1 & Blackjack (Full Intro Version)"
"I Get Around Still Down (OG)"
"I See Your Girl"
"I Thought You Knew"
"I Wonder If Heaven Got A Ghetto (OG)"
"If There'z a Cure"
"If You Play Your Cards Right with The Outlawz, Mopreme, Big Syke, K-Ci & JoJo"
"If U Can't Beat Us with Jewell & Tha Dogg Pound"
"If U Really Want It with Jewell & Storm (OG)"
"If U Want Me 2 Stay"
"I'd Rather Be Ya Lover with Madonna"
"I'm Losin It with Thug Life"
"I'm Gettin' Money (OG)"
"In Tha Ghetto with Daz & Lady V"
"In The Event Of My Demise (OG - 2Pac spoken poem)"
"In The Event Of My Demise (TQ Remix)"
"Introduction 'The Secretz of War'”
"Indonesia"
"Interlude (Pac & DB on the phone)"
"Is It Cool 2 Fuck with Thug Life (OG)"
"It Ain't Necessarily So with Shock G"

"Judgement Day with Dee Tha Mad Bitch & Stretch"
"Just the Two of Us"
"Just Watching with Snoop, DPG & Charlie Wilson"

"Killing Fields with Dramacydal"
"Killuminati (OG)"
"Knock U Out"
"Komradz with Big Syke & The Outlawz"

"LastOnesLeft (aka Last Nigga Left) with The Oultawz (OG)"
"Last Dayz"
"Late Night with DJ Quik & The Outlawz(OG)"
"Late Night 2 with DJ Quik & AMG"
"Let Em Have It with Storm (OG)"
"Let Knowledge Drop (Solo)"
"Let Tem Thangs Go (OG)"
"Letter 2 My Unborn (OG)"
"Letter 2 The President with The Outlawz & Big Syke (Alt mix)"
"Letter 2 The President with The Outlawz & Big Syke (OG)"
"Let's Fight (Daz remix)"
"Let's Fight with The Boot Camp Clik, Greg Nice, Asu, Numskull, The Oultawz & Capital LS (OG)"
"Let's Get It On ("Tyson Fight")"
"Let's Get It, Letz Fight with Daz Dillinger (Mike Dean remix)"
"Life As A G"
"Life Styles Of The Poor & Homie with TC: The Krew"
"Life's So Hard (OG)"
"Lil' Homies with Danny Boy & Val Young (OG)"
"Losin' It with Big Syke & Spice 1 (OG)"
"Lost Souls with The Outlawz (remix)"
"Luv Potion"

"MA MA MA with Kadafi & Kurupt"
"Made Niggaz (OG)"
"Makaveli"
"Makaveli Greeting"
"Makaveli Outro"
"Makaveli Who? (Pac & Daz on the phone)"
"Mama's Just A Little Girl (OG)"
"Married To The MOB"
"Me And My Girlfriend (Nu-Mixx Version)"
"Me And The Click with E-40 & The Click"
"Military Mindz with The Boot Camp Clik (Alt mix)"
"Military Mindz with The Boot Camp Clik (OG)"
"Muthafuckaz Not Knowin'"
"My Babies Mama"
"My Block (OG)"
"My Closest Roaddogz with Big Syke (OG)"
"My Dyin' Day (aka Late Night '95) with The Outlawz"
"My Own Style with Greg Nice & The Outlawz"
"Mystery Murderer (I Say Fuck 'Em!) with The Outlawz & Daz"
"M.O.B. (OG)"

"N da Morning"
"Neva Heard It"
"Never Be Peace with Marvaless & Storm (OG)"
"Never Call U Bitch Again with Tyrese (Premix)"
"Never Had A Friend Like Me (OG)"
"Never Sleep Again with Scarface & Daz (Interlude)"
"Niggaz Is Like That with Snoop Doggy Dogg"
"Niggaz Nature (OG)"
"Niggaz Need Protection"
"Nothin' But Love"
"Nothing To Lose (OG)"
"N.I.G.G.A. with Mopreme, Mouse Man & Mocedes (OG)"
"N.Y.C. Imposters with The Outlawz"

"Old School with Richie Rich (OG)"
"One Day At A Time with Spice 1 & LP (OG)"
"One Day At A Time (remix)"
"One Day At A Time 2004 with Val Young (remix)"
"One Nation with The Boot Camp Clik"
"One Nation Emcees with Terry Agust"
"Only Fear Of Death (OG 1)"
"Only Fear Of Death (OG 2)"
"Open Fire (OG)"
"Original Inmate with Daz, Soopafly & Chocolate Bandit"
"Out On Bail (OG)"
"Out On Bail (Supa Dave remix)"
"Out On Bail (Whitelabel Version)"
"Outlaw Nigga"
"Outlawz On Tha Row"
"Outro - “The Supreme Euthanasia

"Pac's Life"
"Pain with Stretch (Alt mix)"
"Pass The 40 with Raw Fusion, Pee Wee & Saafir"
"Passionate Ecstasy with Jon B"
"Penitentiary Bound"
"Play Your Cards Right with Mopreme, Big Syke & The Outlawz"
"Pop This Shit (by Snoop Dogg - with 2Pac outro)"
"Purple Glam Slam with Digital Underground"

"R U Still Down (OG)"
"Rapper's Ball with E-40 (Remix)"
"Reincarnated"
"Representin' For Ron G with Keith Murray & Stretch"
"Resist the Temptation"
"Retribution with The Oultawz"
"Revenge (remix)"
"Revenge (OG)"
"Right Between Tha Eyez with Snoop Doggy Dogg & Daz"
"Ride with Kc-I & Jojo"
"Run Tha Streetz (OG)"
"Runnin' with Biggie, Stretch & Dramacydal (OG)"
"Runnin' with Biggie, Stretch & Dramacydal (Me Against The World Version)"
"Runnin' with Biggie (Dying To Live) (Eminem's Unreleased mix)"

"Scared Man"
"Scared Straight ‘91"
"Secrets Of War with The Outlawz & Kurupt (Alt)"
"Secrets Of War with The Outlawz (OG)"
"Smile with Scarface (OG)"
"So Many Enemies with Daz"
"So Many Tears with Stretch (OG)"
"Something To Ride with Danny Boy"
"Soldiers At War with Scarface, Tray Dee & Redman"
"Soon As I Get Home with Kadafi"
"Starin' Through My Rearview with The Outlawz (Moive Version)"
"Starin' Through My Rearview with The Outlawz (OG)"
"Starin' Through My Rearview II (Aka Grab The Mic) (Pac Solo)"
"Still Ballin' with Kurupt (OG)"
"Still Breathin'"
"Still I Rise with Kadafi & Fatal (OG)"
"Still Pourin' Out Liquor with Thug Life"
"Street Fame (OG)"
"Street Fame II (OG)"
"Street Life with Snoop Dogg & Price Ital Joe"
"Stressed Out"
"St. Ides Commercial with Snoop Dogg"
"Sucka 4 Love (aka Do 4 Love) with G-Money (Alt mix)"
"Sucka 4 Love (aka Do 4 Love) with G-Money (OG)"
"Survivin' with MC Breed"
"Sweet Black Pussy (Freestyle)"

"Tattoo Tearz with Greg Nice & The Outlawz (OG)"
"Tear Drops & Closed Caskets with The Outlawz & Nate Dogg (Alt mix)"
"Tear Drops & Closed Caskets with The Outlawz & Nate Dogg (OG)"
"Tears of a Clown (OG)"
"Tears Of A Clown (Mike Mosley remix)"
"The Case Of The Misplaced Mic (remix with diff. lyrics)"
"The Good Die Young (OG)"
"The Man"
"The Day That I Die"
"The Morning Comes"
"The New and Untouchablez with Tha Dogg Pound, Nate Dogg & Tray Dee"
"The Struggle Continues with Big Syke, Hussein Fatal & O.F.T.B."
"The World Is Mine"
"There U Go with Big Syke & The Outlawz"
"They Don't Give A Fuck About Us with The Outlawz (OG)"
"They Wanna Bury Me"
"This Ain't Livin' with Danny Boy (OG)"
"This Is Your Brain On A 40oz"
"This Life I Lead with Nutt-So, Gonzoe & Tha Dogg Pound (OG)"
"This One's 4 Tha Suckas"
"This Thug's Story"
"Through My Mind with The Outlawz"
"Throw Ya Handz Up (Moe-Z remix)"
"Thrown Out The Game with Kadafi"
"Thug 4 Life (Alt)"
"Thug 4 Life with Stretch (OG)"
"Thug Angel (Freestyle)"
"Thug In Me with Jewell (OG)"
"Thug Life with Big Syke"
"Thug Life with The Outlawz"
"Thug Luv with Bizzy Bone & Layzie Bone (Alt mix)"
"Thug Luv with Bizzy Bone & Silk-E (OG)"
"Thug Nation"
"Thug Nature (OG)"
"Thug Passion 2 with Daz, Too $hort & Jewell"
"Thug Redemption with Thug Life"
"Thug Style (OG)"
"Thugz Army"
"Thugz Caution"
"Thugz Cry (OG/Alt)"
"Thugz Get Lonely Too (Solo)"
"Thugz Get Lonely Too with Tech N9ne"
"Thugz Mansion (Alt mix)"
"Thugz Mansion (OG)"
"Thugz Mansion with Nas (Premix)"
"Til' I C L.A."
"Til' My Dying Day"
"Time After Time with OFTB, Kadafi & Kurupt (OG)"
"Time After Time with OFTB, Kadafi & Kurupt (Changed Lyric Version)"
"Too Late Playa with MC Hammer, Nutt-So, Big Daddy Kane & Danny Boy"
"Too Tight with MC Hammer"
"Tongue Kissing"
"Toss It Up (OG)"
"Trapped (Remix)"
"Trapped (Original)"
"Tribulations"
"Troublesome '96 (OG)"
"Trump Tight"

"U Can Be Touched with The Outlawz & 6.9 (OG)"
"U Can Be Touched with The Outlawz & 6.9 (OG Beat, Napo's verse)"
"U Can Call (OG)"
"U Don't Have 2 Worry with Storm, Young Noble, Kastro & Kadafi (OG)"
"Um Dumpin' (aka Die) with Gonzoe, Nutt-So, Scarlo & Tha Dogg Pound (OG)"
"Unbreakable with Danny Boy"
"Unconditional Love (MC Hammer Version)"
"Unconditional Love (OG)"
"Unconditional Love (Power 106 Radio Edit)"
"Unknown Title (Acapella in background of Troublesome '96 OG)"
"Until The End Of Time with 6.9 (OG)"
"Until' They Murder Me with Dramacydal, Biggie & Lil Shawn"
"Untitled Track with Danny Boy"
"Untouchable (Freestyle)"
"Untouchable with Kadafi (OG)"
"Untouchable with Lisa 'Left Eye' Lopez (Premix)"
"Untouchable with Crooked I (remix)"
"Uplift The Race (Panther Power 2) with Kadafi "
"Uppercut (OG)"

"Vengeance"

"Warriorz with Tek, Steele, Buckshot & MC Flow"
"Watch Ya Mouth"
"What Goes On with Mouse Man & The Wycked"
"What U Won’t Do"
"What's Next with Thug Life & Price Ital Joe"
"What's Ya Phone # (Alt)"
"We Will See with Mr. Biggs"
"Welcome To Death Row"
"When Deuces Are Wild"
"When I Get Free (OG)"
"When I Rise with The Outlawz"
"When We Ride with The Oultawz (remix)"
"When We Ride On Your Enemies (OG)"
"Where Have U Been?"
"Where There's a Will"
"Where Will I Be with Young Thugz"
"Wherever U R (aka Show Stop) with Big Daddy Kane"
"Wherever U R (aka Show Stop) with Big Daddy Kane (Power 106 Radio Edit)"
"Who Do Ya Luv with Stretch (OG)"
"Who The Hell Are You"
"Why?"
"Why Me"
"Why My Soul Burn"
"Why U Turn On Me (OG)"
"Wicked Wayz of a Madman"
"Wonder Why They Call U Bitch with Faith Evans (OG Demo)"
"Words To My Firstborn with Nutt-So (Death Row remix)"
"Words To My Firstborn (DJ Quik Premix)"
"World Wide Mob Figgaz with The Outlawz & Big Syke (OG)"
"Wrote The Glory ("Tyson Fight")"

"You Don't Know Me"
"You Go Girl"

Tupac Amaru Sharkur

Tupac Amaru Sharkur

Natural de Brooklyn, New York, Tupac Amaru Shakur nasceu em 1971, com o nome de Lesanne Parish Crooks. O significado do nome pelo qual o conhecemos é especial. Tupac Amaru é um nome inca que traduz “serpente resplandecente” e Shakur é um nome egípcio que se traduz por “grato a Deus”.Em 1981, a família de Tupac mudou-se para Baltimore, para que este frequentasse o Liceu de Artes da dita cidade. É nesta fase que Tupac escreve o seu primeiro rap, então, sob o nome de MC New York.Mais tarde, em Junho de 1988, a sua família muda-se para Marin City, uma cidade vizinha de Oakland, na California. Aqui, Tupac envolve-se com verdadeiros marginais e começa a vender droga. Em Agosto do mesmo ano, o padrasto de Tupac, Mutulu Shakur, é preso e sentenciado a 60 anos de cadeia devido a um crime alegadamente cometido pelo mesmo em 1981.Em 1990, Tupac junta-se ao grupo Digital Underground, desempenhando um papel de rapper e dançarino. Em 1991 e enquanto membro deste grupo que foi nomeado pela Academia dos Grammys, ele destaca-se na música “Same Song” do álbum “This Is Na Ep Release” e no álbum “Sons Of The P”.Nesse mesmo ano, o rapper alcançou reconhecimento individual com o álbum “2Pacalypse Now”, do qual resultaram os singles bem sucedidos, “Trapped” e Brenda´s Got A Baby”. A polémica em redor deste álbum que falava de polícias sendo assassinados, trouxe a 2Pac alguma popularidade e o rótulo de rapper marginal e socialmente incorrecto começava a ser definido em Tupac. No ano seguinte, Tupac participa no filme de Earnest Dickerson, “Juice”. Em 1993, é lançado o segundo álbum a solo do rapper, intitulado de “Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z., este com uma aceitação ainda mais forte que resultou num enorme número de cópias vendidas. Note-se que houve sempre uma tendência em duplicar o número de vendas dos álbuns de 2Pac de álbum para álbum até o “All Eyez On Me”. Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z. produziu os singles, “I Get Around”, “Keep Ya Head Up” e “Papa´z Song”. Nesse mesmo ano contracenou com Janet Jackson no filme “Poetic Justice”.Em 1994, Tupac apareceu associado ao grupo “Thug Life” na banda sonora do filme protagonizado por ele próprio, “Above The Rim” e no próprio álbum do grupo, “Volume 1”.Durante uma rixa perto dos estúdios de gravação em New York, Tupac é baleado cinco vezes, tendo sido disparados dois tiros na cabeça. Miraculosamente o rapper sobreviveu, tendo atribuído as culpas do incidente ao seu amigo de longa data Christopher Wallace (The Notorious B.I.G.). Contudo nunca houveram provas incriminatórias para o sucedido, embora que para Tupac a situação estava esclarecida, Biggie Smalls teria organizado o atentado. E assim começou um dos maiores ódios de sempre senão mesmo o maior, da história do hip-hop. Nesse mesmo ano, o rapper foi acusado de abuso sexual a uma mulher. Julgado em Fevereiro de 1995, é condenado a quatro anos e meio de prisão. Com o lançamento do multi-platinado “Me Against The World”, 2Pac torna-se no primeiro artista a atingir o número 1 do top de vendas da Billboard enquanto está preso (!). Este album produziu entre outros, um dos singles de mais sucesso do rapper de sempre, “Dear Mama”, música que aliás valeu a 2Pac um Grammy. Tupac viveu dias difíceis na cadeia. Enquanto esteve lá demonstrou estar cansado da vida que levara... “Thug Life to me is dead. If it´s real, let somebody else represent it, because i´m tired of it...”.Tupac passsou oito meses na cadeia e em Outubro de 1995 é libertado ao ter assinado um contrato com a produtora “Death Row Records”, contrato esse que obrigava o rapper a produzir pelo menos três álbuns para a produtora. Foi a única solução que o rapper teve para sair da prisão. Junta-se então a outros grandes nomes do panorama do hip-hop como “Snoop Doggy Dogg” e “Dr. Dre”.E é num novo ambiente, benefeciando do estilo de produção californiano, que em 1996 é lançado o álbum mais vendido de sempre da história do hip-hop, “All Eyez On Me”, também o primeiro CD duplo de hip-hop de sempre.Prestes actualmente a alcançar o disco de diamante (10x platina!), este álbum é um marco e um “must-have” do estilo. Oficialmente reconhecidos como singles estão as músicas: “How Do U Want It”, 2 Of Amerikaz Most Wanted, I Ain´t Mad At Cha e California Love. Este último, um dueto com Dr. Dre é talvez a música que vendeu mais até hoje de hip-hop. No single da musica “How Do U Want It” vinha incluído outro single, Hit Em Up. Esta música fez o conflito West/East Coast chegar ao seu pico máximo, pois o rapper pode-se dizer que escangalhou por completo todos os seus inimigos nova-iorquinos! O clima de tensão era evidente e para qualquer evento, Tupac não saía desprovido de guarda-costas e um colete anti-balas. Por um motivo que permanece misterioso, na noite de 7 de Setembro de 1996, ocasião de um combate de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon, o rapper não levou o colete como habitualmente. Nessa noite e após o combate, quando o rapper saía no carro com Suge Knight, presidente da Death Row, foram disparados 13 tiros ao carro. 4 atingiram o rapper e um raspou o seu “chefe”. Após ter estado 7 dias em coma, a 13 de Setembro de 1996, Tupac Amaru Shakur falece. Nesse mesmo dia, é lançado o video clip da música “I Ain´t Mad At Cha” onde o rapper desempenha o papel de alguém que morre. Foi isto que fez precipitar o aparecimento das teorias que dizem que o rapper se encontra vivo e apenas falseou a sua morte para fugir à fama e ao perigo. De facto, o descrito anteriormente trata-se de depoimentos de escassas testemunhas, que até se contradizem... (para mais detalhe, ver Teorias) Em Novembro desse mesmo ano é lançado mais um álbum de 2Pac, sob o nome de Makaveli, “The 7th Day Theory”. Este álbum não diminui a qualidade estabelecida pelo rapper, tendo sido produzidos os singles “Toss It Up”, To Live & Die In L.A.” e “Hail Mary”. No ano seguinte, para além de mais seis músicas resultantes das bandas sonoras dos filmes protagonizados por Shakur, “Gang Related” e “Gridlock´d”, é lançado mais um álbum do rapper, de nome “R U Still Down”, um duplo CD do qual se destaca o single de ouro “Do For Love”, entre outras músicas alegadamente gravadas pelo rapper num período antecedente ao da Death Row como produtora. É revelado pelas entidades do rapper que se encontram 700 músicas deixadas por 2Pac. A notícia amenizou um pouco as teorias sobre o rapper está vivo, mas não o sufeciente...Em 1998, mais um CD é lançado, uma compilação dos melhore êxitos de 2Pac, “Greatest Hits”, onde são incluídos alguns temas inéditos, entre os quais o single "Changes” se destaca por ter sido um número 1 em todo o mundo. No final do ano seguinte (1999) é lançado mais um álbum de temas inéditos de 2Pac com o seu grupo “The Outlawz”. “Still I Rise é o nono álbum de 2Pac e mais um com a qualidade que habituou o público ouvinte. “Baby Don´t Cry (Keep Ya Head Up II) foi single.O ano de 2000 trouxe aos fãs de 2Pac um tributo, “The Rose That Grew From Concrete”, que consistia em poemas do livro do rapper com o mesmo nome, interpretados por artistas conceituados de música negra. Um gesto que o rapper merecia... Resta dizer que está confirmado o lançamento do álbum Until The End Of Time,o décimo do rapper (mais!) um duplo CD...Vivo ou morto, Tupac é um ícone do rap e a sua mais distinta personalidade, um poeta dedicado, um homem com coragem para falar por muita gente oprimida por esse mundo fora e com sensibilidade para definir sentimentos e estados de alma indefiníveis pelo comum dos mortais. Um mito...